Notícias



Boxe X Manuntenção


Resposta para o email da manutenção encarregada de consertar o forro da sala.
Manutenção: 
Estou ciente.. mais não da forma como estão colocando.
Esse 1m² de forro não pode ter caído apenas pelo vazamento que lá existiu.
Trata-se de local diferente do anterior. (Toda contribuição da cobertura do vale descarrega nesse local onde existe muitas prumadas de águas pluviais).
Quem analisou o forro para concluir o seu mal estado de conservação? Eu estive lá e não vi nda disso. Portanto estou apurando os fatos da ocorrência onde encaminharei um relatório detalhado do fato.
De momento mandei colocar uma lona plástica para que o furo não fique visível.
Representantes do boxe:
Todos os mais de 230 praticantes associados do clube que acompanharam nestes últimos meses os vazamentos, e tem reclamado da água que escorre por diversas partes do forro sempre que chove, estão de acordo com você.
Deve ser o exauspício , o bicho que não existe que tem comido o forro com o único objetivo de derrubá-lo como responsável pela desmanutenção, ops, manutenção das partes da sala.
Quem sabe se armarmos algumas armadilhas e as colocarmos nos forro não conseguiremos caçá-lo e terminar de vez com estes vazamentos?
O importante é que sua justificativa prova que está tudo bem e que o que acontece ou é alguém querendo prejudicar o seu trabalho ou é mera sugestão coletiva.



************************************************************************************************************

Jurema de Moraes – Em 29 de março de 2012 o grupo de representantes do boxe em consenso convidou a senhora Jurema de Moraes atleta do boxe, para fazer parte do grupo, ocupando a função de OUVIDORA. E por ela ter aceitado estão sendo tomadas as  providências usuais.

A função compreende ouvir sugestões, críticas, dúvidas e solicitações dos envolvidos na pratica do esporte, atuantes ou em espera. E, em conjunto com no mínimo dois dos outros representantes determinar o plano de ação para atender os interessados, buscando soluções e resultados possíveis dentro da burocracia administrativa do clube e comunicando aos solicitantes o que for resolvido.  A OUVIDORA também atuará arbitrando qualquer possível conflito que surja entre os envolvidos com a pratica do boxe, entre eles e treinadores, entre eles  e demais representantes.

*********************************************************************************























































Aqui você blogueiro encontrará as principais noticias e histórias no mundo do boxe.


Boxe
Lutador de boxe
Boxe é uma arte de ataque e defesa pelo uso dos punhos, que é modernamente chamado de Pugilismo, embora a palavra se origine do latin: Pugil "Lutador com Cestus" (que significa conjunto de correias de couro e placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos na Grécia antiga) ou “pugillus” que indica o: “punho fechado, em forma de soco".  A palavra Boxe vem do verbo Inglês "to Box" que significa "bater", ou "bater com os punhos", dito de 1000 a 1850 anos d.C. na Inglaterra e nos USA de 1850 a 1920. E difundido pelo resto do mundo a partir de 1920, aproximadamente. Atualmente, seu significado popular é "luta com os punhos", nos clubes e academias de práticas esportivas. 
Os especialistas mais radicais interpretam a palavra boxe apenas quando se referem ao boxe inglês praticado a partir das Regras de Broughton (criadas em 1743) e usam a palavra pugilismo para denotar qualquer "boxe" anterior a esse período. 
O uso dos punhos como arma em brigas de rua deve remontar aos primórdios da Humanidade, existem documentos antigos evidenciando a prática de pugilismo como esporte tem entre 4 000 a 5 000 anos, e foram encontrados na Suméria (civilização que se desenvolveu na região do atual Iraque) e Egito. Entre esses antigos documentos existem várias terracotas escavadas pelo arqueólogo Dr. E. A. Speiser em Sinkara e Khafaji - hoje em exposição no Museu do Iraque - e inúmeros afrescos funerários egípcios, como os que podemos visitar em Beni Hasan. São também muito variadas as regiões da Terra onde desde os mais remotos tempos se sabe da existência de técnicas pugilísticas. 

Assim que existem, ou ao menos existiram muitos estilos de pugilismo: o dos sumérios e babilônios, o egípcio, o minóico, o grego, o etrusco, o romano, o francês, o chinês, vários tipos de boxe indianos (o boxe muki, o malla - yudha, etc.). Mas, o estilo mais utilizado e, principalmente, no Brasil é o inglês.

Histórico
O Boxe foi primeiro conhecido em Creta em 1500 anos a. Ce praticado na Grécia e Roma sendo um esporte olímpico a partir da 23ª olimpíada (688 a.C.). Após esta época tem-se notícia do Boxe na Inglaterra no Séc. XVII. Nesta época as lutas de Boxe eram praticadas sem as luvas e permitiam-se golpes e chaves de luta - livre para derrubar o adversário. O último combate sem as luvas foi disputado entre americanos John L. Sullivan e Jake Kilrain, em oito de julho de 1889 com 75 rounds, com duração de 2 horas, 16 min e 23 segundos e com a vitória de Sullivan. Além disso, não havia tempo pré-estabelecidos para os combates e as lutas só acabavam com a desistência de um dos competidores e mesmo depois que o adversário caísse, ainda assim, poderia ser atacado.
O primeiro campeão do Boxe sistematizado foi Jack Broughton (1704-1789), na Inglaterra. Ele utilizou técnicas menos rudes que outros adversários, dando maior ênfase a jogo de punhos e pernas. O estilo de Jack Bourghton deu origem a novas regras que sobreviveram até 1838, com a vinda do novo código de Londres.
Outro grande lutador foi John Jackson conhecido no séc. XVIII como "Gentleman Jackson" conquistando o título inglês por derrotar Daniel Mendonza e foi o primeiro lutador a usar tecnicamente o jogo de pernas e de corpo. John fundou uma academia de Boxe em Londres, quem introduziu as luvas acolchoadas atraindo para sua escola nobres rapazes da elite social da Inglaterra. John instituiu regras, chamadas de Marques de Queensberry, que regem o esporte até os dias de hoje, que procuram valorizar a arte e destreza dos lutadores.
Em 1872, realizaram-se torneios que pela primeira vez os lutadores eram pesados e divididos por categorias.
O estilo de ringue com isolamento de cordas dispostas em três alturas deferentes apareceu no começo do séc. xx. E o protetor de dentos foi inventado pelo dentista inglês Jack Marks, sendo utilizado até os dias de hoje em todas as competições.
A fim de controlar e organizar o Boxe na Grã-bretanha, fundou-se em 1884 a Associação Britânica do Boxe amador e também nos EUA, em 1888 a União Atlética dos Amadores.
O Boxe foi incluído como esporte olímpico em 1904, em sete categorias e mais tarde em dez categorias nas olimpíadas contemporâneas.


REGRAS AO LONGO DOS TEMPOS, O BOXE INGLÊS FOI LUTADO SOB TRÊS TIPOS DE REGRAS: REGRAS DE BROUGHTON (1743), AS REGRAS DE LONDRES (INTRODUZIDAS EM 1838 E MODIFICADAS EM 1853 E 1866) E AS REGRAS DE QUEENSBERRY (INTRODUZIDAS EM 1867 E QUE JÁ SOFRERAM VÁRIAS ALTERAÇÕES).
DIVISÃO DA HISTÓRIA DAS REGRAS DO BOXE MUNDIAL:
  • PUGILISMO EUROPEU ATÉ CERCA DE 1400 
  • PUGILISMO VALE-TUDO ARCAICO: 1400 A 1719
  • PUGILISMOS VALE-TUDO DE FIGG: 1719 A 1743
  • BOXE SOB AS REGRAS DE BROUGHTON: 1743 A 1838 
  • BOXE SOB AS REGRAS DE LONDRES: 1838 A 1890 
  • BOXE SOB AS REGRAS DE QUEENSBERRY: DE 1890 ATÉ 1920 
  • BOXE MODERNO, PÓS 1920 
  • BOXE AMADOR OLÍMPICO
ALGUMAS REGRAS ATUAIS:
O RINGUE TEM A MEDIDA DE 20-24 PÉS DE LADO (APROXIMADAMENTE 7 METROS);
OS "ROUNDS" SÃO DE 1- 12 (12 PARA CAMPEONATOS) COM DURAÇÃO DE DE 3 MIN CADA, INTERCALADOS COM 1 MIN DE DESCANSO;
AS LUVAS PESAM DE 6-8 ONÇAS;
PROIBIDO O AGARRAMENTO NO BOXE;
SÃO CONSIDERADOS FALTAS: GOLPEAR ABAIXO DO CINTURÃO, DAR CABEÇADAS, SOCAR O ADVERSÁRIO COM UMA MÃO ENQUANTO SEGURA O MESMO COM A OUTRA, ATACAR O ADVERSÁRIO CAÍDO OU GOLPEÁ-LO NA NUCA;
AS LUTAS TERMINAM: POR NOCAUTE (QUANDO UM DOS COMPETIDORES FOR DERRUBADO E NÃO VOLTA A FICAR DE PÉ ATÉ QUE O JUIZ CONTE ATÉ 10), POR NOCAUTE TÉCNICO (SE MESMO DE PÉ OU APOIADO NAS CORDAS FOR INCAPAZ DE PERSEGUIR LUTANDO), OU SE NÃO RETORNAR PARA O NOVO "ROUND" POR VITÓRIO OU EMPATE DE PONTOS [NOCAUTE=KNOCKOUT QUE VEM DO INGLÊS: KNOCK (DERRUBAR) E OUT (FORA).
APÓS O NÚMERO DE "ROUNDS"DECIDIDO PELOS JUIZES, ESTIPULAM QUAL O LUTADOR FOI OU NÃO DOMINADO NA MAIOR PARTE DA LUTA PELO ADVERSÁRIO. DANDO VITÓRIA PARA AQUELE QUE MAIS DOMINOU. ESTA DECISÃO PODE SER:
1) MAJORITY DRAW: DECISÃO UNÂNIME: TODOS OS TRÊS JUÍZES INDICARAM O MESMO VENCEDOR
2) DECISÃO DA MAIORIA: DOIS JUÍZES ESCOLHERAM UM LUTADOR E O TERCEIRO JUIZ CONSIDEROU A LUTA EMPATADA
3) DECISÃO DIVIDIDA: DOIS JUÍZES ESCOLHERAM UM LUTADOR E O TERCEIRO JUIZ ESCOLHEU O OUTRO LUTADOR
4) EMPATE PELA MAIORIA: DOIS JUÍZES CONSIDERARAM A LUTA EMPATADA E O TERCEIRO ACHOU UM VENCEDOR


CATEGORIAS DO BOXE CATEGORIAS PARA DISPUTAS E PESO
  • MOSCA LEVE ATÉ 40 KG
  • MOSCA ATÉ 51 KG
  • SUPERMOSCA ATÉ 53 KG
  • PENA ATÉ 54 KG
  • SUPER GALO OU PENA LIGEIRO  ATÉ 59 KG
  • LEVE ATÉ 62 KG
  • SUPERLEVE OU MEIO MÉDIO LIGEIRO ATÉ 64 KG
  • MEIO MÉDIO ATÉ 67 KG
  • SUPER MEIO MÉDIO OU MÉDIO LIGEIRO ATÉ 70 KG
  • MÉDIO ATÉ 73 KG
  • MEIO PESADO ATÉ 80 KG
  • CRUZADOR  ATÉ 86 KG
  • PESADO ACIMA DE 86 KG


GOLPES MAIS UTILIZADOS

JAB: RÁPIDO E CURTO UTILIZADO COMO GUIA OU CONTRAGOLPE E PARA HOSTILIZAR UM ADVERSÁRIO, TIRANDO O DO COMBATE;
GANCHO: DADO COM O COTOVELO FLETIDO AO LADO DO CORPO;
SWING: EXECUTADO COM O BRAÇO DESCREVENDO UM AMPLO CÍRCULO. CONSIDERADO DE GRANDE EFEITO QUANDO ATINGE O ALVO, EMBORA DEIXE A GUARDA LIVRE.
UPPERCUT: É UMA MAIS CURTA DO GOLPE GANCHO EXECUTADO DE FORMA ASCENDENTE EM DIREÇÃO AO QUEIXO, CONSIDERADO MUITO PERIGOSO E VIOLENTO.


BOXEADORES BRASILEIROS DE MAIOR SUCESSO:

* ÉDER JOFRE
* MIGUEL DE OLIVEIRA
* MAGUILA
* ACELINO DE FREITAS, O POPÓ
MELHORES BOXEADORES DO BRASIL: 
* ÍTALO ROSSI
* ZUMBANÃO
* SERVÍLIO DE OLIVEIRA
* ÉDER JOFRE.


NO BRASIL

O BOXE VEIO PARA O BRASIL JUNTO COM OS EMIGRANTES ALEMÃES E ITALIANOS E HÁ RUMORES OFICIAIS DE LUTAS NO FINAL DO SÉC. XIX E INÍCIO DO XX, MAS A LUTA ERA SEMPRE ASSOCIADA AOS CAPOEIRISTAS OU À MARGINALIDADE. ESSE PRECONCEITO ERA ESPECIALMENTE FORTE ENTRE OS MEMBROS DA ELITE DIRIGENTE DO PAÍS, NA ÉPOCA. E AS PRIMEIRAS EXIBIÇÕES DE BOXE FORAM FEITAS POR MARINHEIROS EUROPEUS, QUE TINHAM APORTADO EM SANTOS E NO RIO DE JANEIRO, E NAQUELA ÉPOCA OS MARINHEIROS ERAM RECRUTADOS DAS CLASSES MAIS HUMILDES.
EM SÃO PAULO, HÁ REGISTRO DA PRIMEIRA LUTA DE BOXE NO BRASIL, EMBORA APENAS COMO EXIBIÇÃO, ENTRE UM PEQUENO EX-BOXEADOR PROFISSIONAL QUE FAZIA PARTE DE UMA COMPANHIA DE ÓPERA FRANCESA E O ATLETA LUIS SUCUPIRA, CONHECIDO COMO O APOLO BRASILEIRO, EM RAZÃO DE SEU FÍSICO AVANTAJADO, O QUAL SE TORNOU UM GRANDE ENTUSIASTA DO BOXE E SEU PRIMEIRO GRANDE DIVULGADOR. A PARTIR DESTA ÉPOCA O BOXE É DIVULGADO E LEGALIZADO NO BRASIL.
A REAL DIVULGAÇÃO INICIOU APENAS EM 1919, COM GOES NETO, UM MARINHEIRO CARIOCA QUE HAVIA FEITO VÁRIAS VIAGENS À EUROPA, ONDE HAVIA APRENDIDO A BOXEAR. NAQUELE ANO DE 1919, GOES NETO RETORNARA AO BRASIL E RESOLVEU FAZER VÁRIAS EXIBIÇÕES NO RIO DE JANEIRO. COM AS MESMAS, UM SOBRINHO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, RODRIGUES ALVES, SE APAIXONOU PELA NOBRE ARTE. O APOIO DE RODRIGUES ALVES FACILITOU A DIFUSÃO DO BOXE: COMEÇARAM A SURGIR ACADEMIAS E LOGO ESSE ESPORTE GANHOU À ÁUREA DA "LEGALIDADE", DE ESPORTE REGULAMENTADO, COM A CRIAÇÃO DAS "COMISSÕES MUNICIPAIS DE BOXE" EM SÃO PAULO, SANTOS E RIO DE JANEIRO. ISSO TUDO, ENTRE 1920 E 1921.
OS PRIMEIROS TREINADORES COMPETENTES APARECERAM NO INÍCIO DA DÉCADA DOS 20'S. O PRIMEIRO RECONHECIDO FOI CELESTINO CAVERSAZIO. A DÍVIDA DO BOXE BRASILEIRO PARA COM CARVESAZIO É IMENSA E, SE TIVERMOS QUE APONTAR SUA PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO, DIRÍAMOS QUE FOI SER PROFESSOR DOS PRIMEIROS TREINADORES IMPORTANTES DO BRASIL: OS IRMÃOS JOFRE, ATÍLIO LOFREDO, CHICO SANGIOVANI, ETC. AINDA EM 1923, NO RIO DE JANEIRO, FOI CRIADA A PRIMEIRA ACADEMIA DE BOXE NO BRASIL: BRASIL BOXING CLUB, QUE MUITO DIFUNDIU O BOXE ENTRE OS CARIOCAS.
NO FINAL DE 1922, BENEDITO DOS SANTOS "DITÃO" INICIOU A TREINAR BOXE NUMA ACADEMIA DE SÃO PAULO. DITÃO ERA UM NEGRO DE PORTE GIGANTESCO, ENORME APTIDÃO PARA O BOXE E UM DIRETO IRRESISTÍVEL. EM UM PAR DE MESES, JÁ NO INÍCIO DE 1923, ESTREAVA COMO PROFISSIONAL E, SEM NENHUMA DIFICULDADE, DERROTOU SEUS TRÊS PRIMEIROS ADVERSÁRIOS, TODOS NO PRIMEIRO ROUND. SE SOMARMOS O TEMPO TOTAL DE LUTA DESSES TRÊS COMBATES, NÃO CHEGAREMOS A TRÊS MINUTOS. ERA ESSA A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE DITÃO. “TODOS FICARAM ENLOUQUECIDOS COM DITÃO; SEUS TRÊS FULMINANTES NOCAUTES LEVARAM TODOS A ACREDITAR QUE NENHUM HOMEM DO MUNDO PODERIA RESISTIR À SUA PANCADA DEVASTADORA”. NÃO MENOR ERA O ENTUSIASMO DOS EMPRESÁRIOS DA ÉPOCA, OS QUAIS VIRAM UMA CHANCE MILIONÁRIA QUANDO PASSOU PELO BRASIL O CAMPEÃO EUROPEU DOS PESADOS, HERMÍNIO SPALLA, QUE TINHA IDO ATÉ À ARGENTINA ENFRENTAR O LEGENDÁRIO ANGEL FIRPO. FOI ORGANIZADA UMA LUTA ENTRE DITÃO E SPALLA QUE RENDEU 120 CONTOS DE RÉIS, UMA FORTUNA PARA A ÉPOCA. O INÍCIO DA LUTA FOI QUASE DE ENCOMENDA PARA A PLATÉIA: JÁ DE SAÍDA, SPALLA FOI DERRUBADO PELA POTENTÍSSIMA DIREITA DE DITÃO. O PÚBLICO FOI AO DELÍRIO, MAS NÃO ERA POR NADA QUE SPALLA TINHA MAIS DE SESSENTA LUTAS COM ADVERSÁRIOS DE NÍVEL INTERNACIONAL. O ITALIANO LEVANTOU-SE E A PARTIR DO TERCEIRO ROUND INICIOU A DEMOLIR DITÃO. ESSE, QUAL LEÃO FERIDO, TENTOU RESISTIR MAS ACABOU CAINDO NO NONO ROUND. TEVE UM DERRAME CEREBRAL, MAS SOBREVIVEU PARA TERMINAR SEUS DIAS COMO INVÁLIDO.

IMEDIATAMENTE APÓS A DERROTA DE DITÃO, OS JORNAIS INICIARAM UMA CAMPANHA CONTRA O BOXE, O QUE LEVOU O GOVERNADOR DE SÃO PAULO A PROIBIR SUA PRÁTICA. MAS NÃO FICOU SÓ NISSO O IMPACTO DA TRAGÉDIA DE DITÃO: POR QUASE DEZ ANOS, OS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS FICARAM RECEOSOS DE TRAZER BOXEADORES ESTRANGEIROS.
APÓS A PROIBIÇÃO, EM ABRIL DE 1925, O BOXE BRASILEIRO VOLTOU A CRESCER A PARTIR DAS SEMENTES LANÇADAS PELOS PRIMEIRO TREINADORES COMPETENTES. NO PERÍODO QUE SE SEGUIU, ENTRE OS VÁRIOS LUTADORES DE DESTAQUE, O MAIOR ÍDOLO FOI O PESO LEVE ÍTALO HUGO, O MENINO DE OURO. ENTRE SEUS MAIORES FEITOS ESTÁ O NOCAUTE, EM PRIMEIRO ROUND, SOBRE O CAMPEÃO SUL-AMERICANO DOS LEVES, JUAN CARLOS GAZALA, EM 1931. EM 1932, TIVEMOS NOVO IMPASSE: A REVOLUÇÃO DE 32 PARALISOU TUDO.
E MUITOS VIERAM, INCLUSIVE EDER JOFRE, ATÉ QUE MAGUILA ESTREIOU COMO PROFISSIONAL EM 1983, TENDO RALPH ZUMBANO COMO TÉCNICO E KALED CURI COMO EMPRESÁRIO. EM 1986, JÁ NO AUGE DA FAMA, ASSINOU CONTRATO COM A LUQUE E PASSOU A TREINAR COM MIGUEL DE OLIVEIRA QUE ALTEROU PROFUNDAMENTE SEU ESTILO DE LUTA E CORRIGIU SEUS DEFEITOS DE DEFESA. COMO CONSEQÜÊNCIA, EM 1989, CHEGOU A SER O SEGUNDO COLOCADO NO RANKING DO CMB E EM ROTA DE COLISÃO COM MIKE TYSON, NA ÉPOCA, O UNDISPUTED CHAMPION DO MUNDO. O GRANDE MOMENTO, CONTUDO, NUNCA OCORREU. PRECISOU ENFRENTAR DOIS DOS MAIORES PESADOS DO SÉCULO XX: EVANDER HOLYFIELD E GEORGE FOREMAN. PERDEU ESSAS DUAS LUTAS E ISSO LHE TIROU NÃO SÓ A CHANCE DE DISPUTAR O TÍTULO COMO O ENCAMINHOU PARA A OBSCURIDADE. PARA PIORAR, MAGUILA AUMENTOU MUITO DE PESO, PERDENDO A FORMA FÍSICA. APESAR DISSO, EM 1995, CHEGOU A CAMPEÃO MUNDIAL PELA WBF (FEDERAÇÃO MUNDIAL DE BOXE), UMA ASSOCIAÇÃO QUE AINDA NÃO HAVIA CONSEGUIDO GRANDE RESPEITABILIDADE. COM FALTA DE PATROCÍNIO, POUCO TEMPO DEPOIS, MAGUILA FOI DESTITUÍDO DO TÍTULO POR INATIVIDADE. COM O OCASO DE MAGUILA, TAMBÉM VEIO O DO BOXE BRASILEIRO QUE RAPIDAMENTE PERDEU O ENORME ESPAÇO QUE HAVIA TIDO NA TELEVISÃO.



Para os sócios do Clube Paineiras, segue o link da matéria (Páginas 70 e 71) sobre o boxe no clube :
http://www.portal.clubepaineiras.com.br/revistas/RPaineiras_Dezembro_2011.pdf








Boxe no Mundo :

Para as pessoas que se interessam pelo boxe no mundo segue um link muito recomendado; http://wbcboxing.com/wbcVersEng/




O NATAL e o BOXE: 

A FRGP deseja a todos os aficionados do boxe, e em especial aos visitantes de seu site, um Natal cheio de paz e um ano de 2012 com muitas realizações e medalhas. 

Em cada 26 de dezembro, na Inglaterra e vários países de origem inglesa, comemora-se o Boxing Day. Ora, dado que nos países de fala inglesa o boxe é chamado de boxing, nada mais natural do que se pensar que nessa data se está comemorando o Dia do Boxe. O que há de verdade nisso? 

-- A origem do Boxing Day remonta à Idade Média, quando iniciou-se a prática de, no primeiro dia depois do Natal, se abrir os cofres (eram chamados "boxes" ou caixas-forte) onde os frequentadores das igrejas depositavam doações, e então as distribuir entre os pobres. A ideia era dar um pouco de alegria e conforto aos que não puderam ter um feliz natal. 

-- Bem mais tarde, a partir do início da Era Vitoriana (lá por cerca de 1840), a riqueza gerada pela Revolução Industrial permitiu à classe média da Inglaterra tirar dois dias de folga, celebrando O Dia de Natal e o Boxing Day. Aproveitando o feriadão e as estradas de ferro, essas pessoas voltavam para suas aldeias de origem para se reunirem com suas famílias e trocar presentes. Nesses dias, essas cidadezinhas passavam a abrigar uma grande população e ela tinha dinheiro. Era inevitável a formação de um clima de festa e feira. Isso fazia surgir todo o tipo de apostas, de corridas de cavalos a lutas de boxe. 

-- Atualmente o antigo costume dos presentes no Boxing Day está um pouco modificado: se dá presentes, colocados numa caixa de papelão, para carteiros, lixeiros e outras pessoas que servem à população durante todo o ano. O costume das lutas também continua nas grandes cidades, sendo que algumas das mais importantes lutas de todos os tempos foram travadas no Boxing Day. Por exemplo, no Boxing Day de 1909 o peso pesado Jack Johnson derrotou Tommy Burns e tornou-se o primeiro campeão mundial negro. 




DOMINGO, 18 DE DEZEMBRO DE 2011.




Para as meninas :

Rosilete dos Santos, a principal boxeadora do Brasil  unifica os cinturões.



A paranaense Rosilete dos Santos venceu a colombiana Paulina Cardoso e garantiu dois cinturões mundiais, na noite deste sábado, no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais. A luta foi bem equilibrada, com chances para os dois lados, principalmente nos últimos dois rounds, mas no final a vitória continuou com a grande campeã brasileira.

O apoio da torcida foi fundamental, principalmente nos quatro primeiros rounds, em que a colombiana parecia ter um domínio maior da movimentação no ringue. Resistente, a paranaense venceu a dor e não se deixou esmorecer. Se não conseguiu o nocaute, convenceu os juízes, que por unanimidade denominaram ela como a dona do cinturão da WIBA (Associação Internacional de Boxe Feminino) e WPC (Comissão Mundial de Pugilismo), na categoria supermosca (até 52,2 Kg).

Um dos principais sacrifícios que Rosilete teve que passar até a data da luta foi a necessidade de emagrecer cinco quilos em um mês, para conseguir passar na pesagem, realizada na sexta-feira. "Ser campeã de uma categoria única agora, com a unificação dos dois cinturões, é muito bom. Não tenho palavras para expressar tanta alegria de vencer em casa, ao lado de uma torcida maravilhosa. Agora é curtir e depois recordar de alguns momentos da luta, corrigir alguns erros", disse a lutadora.

A paranaense elogia a rapidez e velocidade da adversária colombiana, mas destaca o condicionamento físico, que deu forças para suportar a pressão da rival. "Ela tem uma envergadura longa e rápida, mas nada me abalou, pois eu resisto bastante. O meu condicionamento físico contribui no momento de suportar a pressão".

Para a decisão deste sábado, Rosilete abriu mão do técnico pessoal e marido dela, Macaris do Livramento, para ser treinada por um dos maiores nomes do boxe brasileiro, Miguel de Oliveira - campeão mundial em 1975. "Foi bem importante essa preparação com o Miguel, me deu muito apoio e várias dicas, que ajudaram no momento", completa.


DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário